Idosa é atropelada por bicicleta elétrica na pista de lazer em Ipanema, onde o uso é proibido
- Ricardo Caetano | Advogado

- 26 de mai.
- 2 min de leitura
Acidente ocorreu no domingo, durante fechamento da via para carros; caso reforça alerta sobre desordem e falta de fiscalização na orla.
Uma idosa, de 63 anos, foi atropelada por uma bicicleta elétrica na pista de lazer da orla de Ipanema, na Zona Sul do Rio, na manhã de domingo, durante o horário em que a via estava fechada para veículos. O caso acontece em menos de uma semana após reportagem do GLOBO mostrar a circulação irregular de ciclomotores, motonetas e veículos elétricos leves no calçadão de Copacabana.
O atropelamento aconteceu durante o fechamento da Avenida Vieira Souto para carros — período em que a via deveria estar livre para pedestres. Conforme a Secretaria de Ordem Pública (Seop), não é permitido que bicicletas elétricas circulem no interior das pistas de lazer, no horário proibido aos carros, conforme o decreto nº 13.531, de 22 de dezembro de 1994. Há exceção para as crianças de até 8 anos, que podem usar tanto ciclovias, quanto áreas de lazer.
Em nota, a Seop disse que uma equipe que realizava fiscalização no local prestou auxílio à vítima, mas a idosa teria se recusado a ir ao posto médico e a fazer o registro da delegacia.
No vídeo que circula nas redes, é possível ver um agente da Seop nas proximidades.
Apesar do susto, o episódio gerou críticas de internautas à falta de fiscalização sobre bicicletas elétricas, ciclomotores e patinetes na orla e, especialmente, nas pistas de lazer durante os domingos.
“Olha a quantidade de gente passando de bicicleta e patinete ainda...Lamentável! Enquanto não multarem de verdade, vai continuar essa bagunça”, escreveu o usuário @rodrigospec.
Em outro comentário, uma mulher relatou ter vivido situação semelhante: “Já fui atropelada por bike elétrica. Ninguém está nem aí. Só sossegam quando matarem”, disse @juadao.
Em resposta, a Seop afirma que realiza ações frequentes de conscientização e educação dos ciclistas.
No limbo da legislação
Embora o decreto de ordenamento da orla, publicado pelo prefeito Eduardo Paes, com entrada em vigor prevista para 31 de maio, proíba a circulação e o estacionamento de veículos elétricos no calçadão, ainda não detalha onde e como cada tipo pode circular.
Na prática, esse vazio normativo e a falta de fiscalização transformaram a orla num emaranhado de veículos leves trafegando por onde querem: ciclovias, faixas de trânsito, contramão, sinais vermelhos e áreas exclusivas para pedestres.





Comentários